Escolher as Flores de Casamento Perfeitas

COMO ESCOLHER AS FLORES DE CASAMENTO PERFEITAS

PRINCIPAIS DICAS DE FLORISTAS DE CASAMENTO DE PORTUGAL

Adequar a visão que se pretende para o casamento com a escolha das flores, pode tornar-se uma tarefa difícil. São muitos os fatores a pensar: paleta de cores, as flores mais resistentes consoante a estação do ano, com que antecedência estas escolhas devem ser feitas… O importante é não entrar em pânico.

Por isto, reunimos uma mão cheia de talentosos floristas de casamento de Portugal para ajudarem com algumas dicas e ideias. Ter um profissional de confiança, que vos ajudará durante todo o processo é extremamente importante. Não só pelo aconselhamento, mas também porque poderá ajudar a concretizar algo que apenas reside na vossa imaginação ou no papel.

Floristas de casamentos em Portugal, Branco Prata:

QUEM SOU E O QUE FAÇO?

Chamo-me Sofia e sou directora criativa na Brancoprata, um estúdio multi-disciplinar fundado em 2003, no Porto.

Na Brancoprata existe uma equipa de profissionais dedicados e exigentes, prontos para dar resposta aos projectos mais desafiantes que podem surgir. A Brancoprata especializou-se nas áreas de design floral & styling, e fotografia.

Quanto a mim, sou responsável pela direcção criativa de todos os projetos nos quais participamos. O meu objetivo é ajudar os nossos clientes a encontrar um fio condutor que ao mesmo tempo destila e reflecte o seu próprio ADN e depois traduzi-lo na criação de um ambiente floral, que é definitivamente “o seu”.


AS CORES NUM CASAMENTO SÃO NA MAIORIA DAS VEZES O PONTO DE PARTIDA PARA A ESCOLHA DAS FLORES. QUANDO E COMO COMEÇAR A ESCOLHA DA PALETA DE CORES? POR ONDE COMEÇAR?

Por norma tento conduzir o processo de outra forma: antes de sequer falar em cores ou outros detalhes, gosto de conversar com os noivos sobre os assuntos mais variados. Não gosto de definir um questionário nesta fase de pesquisa, pois quero que a conversa flua naturalmente e sem qualquer plano.

Muitas vezes são pequenas coisas que mencionam, e que não têm nada a ver com o evento, contudo, são esses detalhes de informação partilhada que facilmente se tornam no ponto de partida.

Para mim pessoalmente, os espaços onde os eventos decorrem têm um impacto bastante grande na hora de escolher o caminho a seguir, muito mais do que o esquema de cores. As sensações que o espaço pode evocar são importantes, foram esses impulsos criativos que levaram o casal a escolher o local, e isso tem que ser considerado como algo muito importante.

Não quero que os meus casais escolham o amarelo só porque foi considerada a cor Pantone do ano, ou porque é muito popular no Pinterest. Acredito que este processo tem que ir além de uma simples pasta de imagens de inspiração, é quase uma auto reflexão que têm que fazer, uma análise ao que gostam, ao que os atrai verdadeiramente (e que obviamente está dentro das possibilidades do orçamento definido).

Em relação à pergunta propriamente dita: tenho noivos que depois de definirem um esquema de cores, procuram as flores que mais gostam, contudo, também existem casais que quando chegam a nós, já têm uma flor de eleição que não pode faltar no dia do evento e tudo se desenrola a partir daí. Muitas vezes o segredo, ou se quiserem, a base do sucesso é conseguir conjugar tudo de uma forma interessante, e feita à medida das suas expectativas, conseguindo surpreendê-los sempre pela positiva.

Acho também fundamental procurar a verdadeira intenção por de trás das escolhas que os noivos fazem, quase que “obrigá-los” a procurar uma justificação, porque ao fazê-lo garanto que vai surgir muita mais inspiração que em qualquer outro lugar.

Não escolher nada porque é bonito ou porque está na moda, ou porque querem fazer melhor que os amigos... ir mais além do que isso, aceitar o processo de procura, de pesquisa, quase de “investigação”, garanto que é uma excelente forma de começarem uma vida a dois... e mais, garanto que a escolha das flores certas irá surgir naturalmente no meio deste processo... afinal tudo fará sentido.

WWW.BRANCOPRATA.COM

Fotos: André Teixeira, Branco Prata

COMO ESCOLHER AS FLORES DE CASAMENTO PERFEITAS

Floristas de casamentos em Portugal, Bosque Conceitos Florais:

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS?

Somos dois a caminhar neste Bosque.

Eu, Gustavo, Engenheiro Civil de formação, adotei a profissão de florista e não me proibi de caminhar junto às flores e cores. O Tiago, embora inicialmente não gostasse de arte floral, foi o primeiro a ser conquistado pelo que faço e desde então, com a sua paixão por fotografia e estética visual, suporta e regista todo o nosso crescimento.

Como quem planeia um jardim, estamos juntos no ato de 'semear' as melhores flores e desbravar novos caminhos. Caminhos estes, que nos permitam uma maior diversidade de ideias ou conceitos, garantindo a quem nos procura que a espontaneidade, criatividade e sustentabilidade são os preceitos para todos os projetos a que nos propomos.

Sem nunca termos duvidado da origem das nossas sementes, continuamos a trabalhar os nossos conceitos florais com a motivação de gerar memórias e emoções àqueles que connosco trilham os caminhos do Bosque.


É POSSÍVEL DESENHAREM-NOS UM CASAMENTO ROMÂNTICO E/OU CLÁSSICO, MANTENDO O REGISTO LIVRE E NATURAL QUE TANTO VOS CARATERIZA?

Caros noivos, enquanto cuidadores do que nos move - a natureza - temos vindo a mostrar a todos os nossos casais, que a fusão entre esta força maior e o design floral é e será sempre a nossa tendência. Enquanto dupla criativa, seja para um casamento romântico e clássico ou para um casamento intimista e minimal, não nos inibimos de mostrar-vos a maior diversidade de estilos e ambientes que as nossas flores alcançam. Apesar de serem tantas as espécies e paletas sobre a mesa, tal como um apicultor não descura das suas abelhas, nós, não descuramos daquelas flores que mais nos desafiam - as silvestres. São elas que, juntamente com outras flores devidamente selecionadas, permitem-nos executar o design floral em que acreditamos, levando-nos aos pontos mais aéreos dos centros de mesa, dando a fluidez e o movimento certo ao bouquet e aproximando-nos à componente livre e natural, que já não abdicamos nos nossos eventos e trabalhos no geral.

É oportuno fazer nota que, até aqui, falamos da filosofia de trazer a natureza à mesa como uma ferramenta importante à nossa arte floral, contudo, é também verdade, que a mesma constitui um pequeno acesso ao importante e urgente assunto que é a sustentabilidade. Aplicada ao meio dos eventos é uma palavra complexa e estamos ainda no começo da sua consciencialização, contudo, enquanto pessoas atentas ao meio ambiente e às suas necessidades, reduzir a nossa pegada enquanto floristas e incutir este preceito aos nossos clientes e parceiros é uma das nossas principais prioridades. principais prioridades . Enquanto profissionais das flores, não basta banir o uso de esponjas florais - que são prejudicais ao ambiente - mas também primar pela escolha de flores nacionais, silvestres e de jardim de pequenos produtores locais. Atualmente, e apesar de já assistirmos a um aumento da oferta de pequenos e médios fornecedores de flores nacionais, estamos conscientes que são os primeiros passos - mas os certos - no sentido de melhorar a nossa indústria e consequentemente promover a sustentabilidade económica e ambiental.

Por isso, a todos os casais que estejam nesta nossa linha de pensamento e queiram ter um casamento romântico e/ou clássico mas com um twist natural, sugerimos que arrisquem em fusões e paletas inspiradas na natureza para um resultado floral com um forte sentido estético e artístico, distinto e ao mesmo tempo consciente.

WWW.INSTAGRAM.COM/BOSQUE.CONCEITOSFLORAIS/

COMO ESCOLHER AS FLORES DE CASAMENTO PERFEITAS

Floristas de casamentos em Portugal, La Vie en Rose - Arte Floral:

QUEM SOU E O QUE FAÇO?

Sabem a clássica pergunta que fazemos a todas as crianças “o que queres ser quando cresceres?” A minha resposta sempre foi a mesma: florista. Só anos mais tarde, já depois de me formar e trabalhar como designer e de sentir que algo não estava certo, é que esta memória me arrebatou e tudo fez sentido. A partir daqui dediquei-me aquela vocação que na verdade foi a primeira e que nunca me deixou ser feliz noutro lugar que não no meio das flores.

Mais do que apenas flores, elas hoje trazem também sentimentos e memórias e tal como a mim me trazem sabores e cheiros de infância, aos meus clientes trazem as memórias dos dias mais felizes, onde foram desenhadas para viver sempre nas suas mais bonitas memórias.


COMO TRANSMITIR O QUE IDEALIZO?

Melhor do que transmitir ideias e imagens de inspiração (que também são importantes, claro!) os noivos devem transmitir gostos, partilhar informação pessoal, que tipo de filmes gostam, que música ouvem, a forma como se vestem, as viagens de sonho… todos os elementos que mostrem como são. Pode parecer sem sentido, mas de facto o que muitas vezes acontece é que os clientes trazem uma imagem já criada daquilo que pensam que querem (porque viram no casamento da amiga, por exemplo) e assim fecham a possibilidade de que seja criado algo para eles, porque já estão sugestionados. Quando nos permitem (aos fornecedores) conhecer esse lado mais pessoal pelo menos duas coisas acontecem:

Conseguimos criar algo que é MESMO a vossa cara e que muitas vezes nem tinham percebido que o melhor caminho seria aquele, que no final acaba por fazer muito mais sentido. Quase como que uma epifania;

Conseguem ficar a perceber se a sintonia com o fornecedor é a ideal e se ele vos entende. Pensem sempre que no dia do vosso casamento muito provavelmente vão passar mais tempo com todos os fornecedores do que muitas vezes com alguns dos convidados e por isso essa sintonia é tão importante para que se sintam confortáveis.

wedding ceremony venue at the university club in porto with flower decoration over a beautiful tree
the perfect wedding flowers on a table with warm colours

DICA BONUS:

Falando mais em detalhe sobre o bouquet da noiva: sinto que existe alguma dificuldade geral das noivas em saber o que fazer ao bouquet ao longo do dia, muitas parecem até desconfortáveis com ele por não saberem qual é a forma mais bonita de o posicionarem. Quanto a isto vou dizer o seguinte: peçam ajuda! Perguntem tanto à pessoa que vos criou o bouquet, como também aos fotógrafos se estão a segurar o bouquet da forma certa. Claro que nós, fornecedores de flores, adoramos ter fotos lindas do nosso trabalho, mas mais do que isso, vocês vão querer ter essas fotos do vosso bouquet e se não a tiverem vão sentir falta, vão por mim que também já fui noiva!

WWW.INSTAGRAM.COM/LAVIEENROSE_ARTEFLORAL/

bride in a beautiful portrait with a window light holds her beautiful bouquet

COMO ESCOLHER AS FLORES DE CASAMENTO PERFEITAS

Floristas de casamentos em Portugal, Isabel Castro Freitas:

QUEM SOU E O QUE FAÇO?

Sou uma apaixonada por natureza, desde a escala da paisagem ao detalhe de uma flor. Formei-me em arquitectura paisagista e dedico-me desde 2015 a florir dias bonitos como casamentos, batizados, comunhões e outras festas. Tenho uma loja de flores e prendas inspiradas no mundo da “botânica”, no Porto, chamada FLORA Botanical Gift Shop. Eu adoro a diversidade do meu trabalho e a oportunidade de levar amor em forma de flores a cada pessoa.


PARA QUEM CASA EM PORTUGAL, QUAL O MELHOR CONSELHO QUE PODES DAR. HÁ ALGUM CUIDADO A TER NA ESCOLHA DAS FLORES?

Como em qualquer parte do mundo, a seleção das flores para um casamento em Portugal deve ter sempre em conta a questão da sazonalidade. Em termos de sustentabilidade, é sempre preferível optar por flores da época e de produção nacional, mais resistentes, com uma menor pegada ecológica em termos de transporte e geralmente a preços mais acessíveis relativamente a flores da Holanda ou do Equador. Na escolha do moodboard floral, é também importante ter em conta as condições climatéricas locais, por exemplo em locais como o Alentejo e o Douro, onde no Verão se atingem temperaturas acima dos 40 graus, é fundamental selecionar espécies mais resistentes ao calor e que não murchem tão facilmente. Além disso, embora o mercado internacional de flores nos fascine sempre com tantas belezas a cada semana, é cada vez mais premente (não só em termos ecológicos mas estéticos também) pensar na utilização de espécies autóctones - perfeitamente adaptadas ao nosso clima- como a oliveira, o carvalho, a urze, o rosmaninho, a scabiosa selvagem entre tantas outras plantas maravilhosas que o nosso país alberga.

WWW.ISABELCASTROFREITAS.COM/

COMO ESCOLHER AS FLORES DE CASAMENTO PERFEITAS

Floristas de casamentos em Portugal, Cristina Aqueduto Eventos:

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS?

Criamos um lugar onde adoramos estar! Para nós, cada detalhe por mais simples que seja é um contributo para o glamour de um evento que se pretende inesquecível. Somos experientes, somos sonhadores, somos perfeccionistas... Dedicamo-nos a 100% a cada evento para que seja personalizado e único. Esta é a nossa vida e o que amamos fazer!

O espaço AQUEDUTO é o resultado da dedicação partilhada por Cristina e Francisco, também associados a MAISON CHRISTINA marcas projetadas para o design de eventos com assinatura.


MESMO NUM AMBIENTE SIMPLES E MINIMAL DE QUE FORMA CRIATIVA PODES USAR FLORES, PLANTAS E OUTROS ADEREÇOS NA CERIMÓNIA E FESTA DO TEU CASAMENTO?

Criamos expressando o nosso sentido estético, os nossos sentimentos e emoções...Em particular eventos com tanta relevância emocional como os casamento são muito próximos do nosso coração. A inspiração é fundamental no processo criativo... É difícil dizer exatamente o que nos inspira, no entanto inspiramo-nos facilmente!

A música, uma fotografia, uma pintura, pode ser uma cor, pode ser um elemento da natureza... Somos influenciados pelos objetos, pelas formas, texturas, pela sua história... por isso fazemos-nos rodear de objetos inspiradores. A luz é muito muito importante nas nossas criações e acreditamos que é dos elementos mais importantes e por vezes subestimado.

Ter a habilidade de criar o design de um evento, é muito mais do que escolher tecidos e cadeiras...é ter a capacidade de desenhar e criar desde o planificação do espaço, às luzes, o design floral, mobiliário, tecidos e até por vezes o vestuário do casal...e ajudar nas decisões que vão no seu conjunto tornar o evento coeso, funcional, elegante e de look sofisticado.

Aqui deixamos algumas dicas de como podes decorar a cerimónia e festa do teu casamento:

- Flores e plantas suspensas & instalações de grande dimensão. As possibilidades para usar flores e plantas suspensas são inúmeras... na entrada principal do espaço da cerimónia ou local da festa, por cima da mesa dos noivos, por cima de mesas corridas, nas mesas de buffet... Os centros suspensos e instalações de grande porte criam um grande impacto.

- Usar flores e plantas desidratadas. As flores secas são uma tendência de decoração e não geram tanto ruído pensando pelo lado da sustentabilidade pois trazem uma mensagem de durabilidade e reutilização. Usadas de forma independente ou conjugadas com flores naturais podes criar um ambiente sofisticado e aconchegante.

- Incorporar frutas e/ou vegetais nas criações florais. A natureza é inspiradora e no seguimento de uma atitude sustentável, uma alternativa muito interessante é usar frutas na decoração. Expostos em peças especiais ou em conjunto com flores naturais criam ambientes repletos de cor, textura e beleza natural.

- Usar peças de familia (jarras, louças, moveis, objetos decorativos...) como suporte floral. Peças de familia com valor sentimental são peças decorativas que passam de geração em geração e trazem para uma festa tão íntima um toque personalizado. A criatividade não tem limites.

WWW.AQUEDUTOEVENTOS.COM/

Fotos: Cristina, Aqueduto Eventos

Even though a moment only lasts a short time, we can remember it in our minds forever.