Trip to Serra da Estrela | (un)creative block

Quanto uma viagem, neste caso para a Serra da Estrela, pode ajudar quem está a sofrer de bloqueio criativo?

Muito se tem falado sobre bloqueio criativo no mundo de quem trabalha com imagem (acreditamos que em muitas outras áreas também) e muito temos conversado com quem nos rodeia sobre o que fazer quando temos estes bloqueios.

Nós tentamos várias coisas, algumas funcionam outras não. Vai de pessoa para pessoa, alguns preferem ler um livro, outros fazer uma viagem, uma pequena pausa, outras forçam o trabalho até a criatividade aparecer.

Uma vez vimos uma frase que diz: Não sabemos de onde nossas ideias vêm. O que sabemos é que elas não vêm dos nossos laptops - John Cleese. Acreditamos mesmo que precisamos ver o mundo e o que está para além das nossas paredes para nos renovarmos em ideias.

As imagens que ilustram este texto são de um passeio que fizemos em 2016 e que surgiu como um escape ao dia-a-dia e que um dos motivos era mesmo este, renovar ideias, parar um pouco o trabalho que todos estávamos a fazer e tirar uns “dias para respirar”, para nos inspirarmos. A ideia deste passeio veio da Vanessa e do Pedro, juntar a malta para passar uns dias na Serra da Estrela para fotografar, conhecer pessoalmente algumas pessoas (no nosso caso havia muita boa gente que só conhecíamos pela internet) e ter este “alívio” da rotina. E funcionou tão bem que ao revermos todas as fotografias, adoraríamos voltar a estes dias de frio e sol numa das Serras mais bonitas de Portugal.

Ficamos alojados na Pousada da Juventude, visitamos os Covão D’ametade, o Poço do Inferno, a Estância de Esqui, a Lagoa Serrano onde nos lembramos de ver um pôr-do-sol maravilhoso.

No último dia, antes de voltarmos a casa, tivemos um passeio guiado pelo Pedro Seixo da Loja a Tentadora para conhecer a Rota Urbana de Street Art pelas ruas da Covilhã. Foi incrível ver uma cidade dinamizada com arte urbana!

Antes de acabar, queremos dizer que por mais que o bloqueio criativo possa aparecer sem avisar, não deixem que isso vos atrapalhe, saiam de casa, respirem, conversem, vejam arte, viajem! Tudo se renovará de forma leve e fresca.

Acima ficam algumas fotografias que recebemos feitas pela malta que estavam no passeio. Obrigado: ADRIANA MORAIS, PEDRO LOPES, NOY, MAINHA, VANESSA & IVO. E obrigado pela boa companhia Fran, Inês, Gaiola, Rita, Manoel, Rui Marta, Orsi, Zé, Tiago, Edgar e se esquecemos aqui de alguém que nos perdoem. 😛

Even though a moment only lasts a short time, we can remember it in our minds forever.